João Yazbek*
Neste mês abordaremos as conexões digitais mais usadas em produtos áudio e Home Theater. Nesta série nos atemos especificamente ao áudio, mas veremos que não será possível deixar de falar um pouco sobre vídeo. Em função da contínua evolução tecnológica, está havendo uma convergência que tem criado conexões que contém áudio e vídeo simultâneos no mesmo cabo.
Os processadores multicanal e receivers de Home Theater têm cada vez mais funções de vídeo integradas a eles, e, logicamente, se quisermos ser completos em nossa abordagem, teremos de falar de vídeo, como já visto em artigos específicos, aqui em Antenna.
As conexões de áudio digital utilizadas atualmente são basicamente as seguintes: coaxial, ótica, AES3 (ou AES/EBU), USB, 1394 (ou FireWire) e HDMI. Adicionalmente, para a conectividade no mercado dos tocadores de mídia digital são encontradas também conexões Ethernet e Wi-Fi, para mencionar as mais comuns.
Essas entradas e saídas vão permitir a conexão de tocadores de DVDs, CDs, HTPCs (Home Theater PC’s) e Media Centers, assim como tocadores de MP3 e outros “gadgets” de mídia digital.
A conexão coaxial e a ótica – também conhecida como Toslink, de “Toshiba Link”, o fabricante que introduziu a tecnologia – utilizam o mesmo protocolo de comunicação chamado de S/PDIF (de Sony/Philips Digital Interconnect Format – ou Formato Sony/Philips de Interconexão Digital). Esse protocolo foi introduzido no mercado junto com o Compact Disc, o que faz com que ele tenha hoje ao redor de 40 anos de idade. O que difere a conexão coaxial da ótica é a forma física como o sinal é transmitido.
*Mestre em Engenharia Eletrônica