AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS
Potência de Saída: medida pelo modo habitual (1 hora de aquecimento com Vi da potência nominal) forneceu os valores relacionados na Tabela I. Apesar de não coincidirem com os especificados pelo fabricante, situam-se dentro dos 20% de tolerância estabelecidos para “kits”. Outro detalhe a ressaltar é o equilíbrio apresentado pelos canais, que entregam potências praticamente iguais.
Consumo: medido com o aparelho entregando sua potência máxima, apresentou valores iguais a 160 W em 4 Ω, 110 W em 8 Ω, 65 W em 16 W e 5 W em condição de repouso (volume fechado). O fabricante fornece um valor igual a 235 W, que supomos ser em 4 Ω. Os valores medidos estão bons, o que representa um bom rendimento.
Distorção Harmônica; com carga de 8 Ω e na freqüência de 1 kHz, forneceu os valores constantes da Tabela II. Até 10 W os valores são bons. À potência máxima, o canal esquerdo fica abaixo da especificação do fabricante, o que não ocorre com o canal direito. Os valores são equilibrados até 10 W. Só temos restrição quanto ao valor máximo da D.H.T. no canal direito.
Distorção por Intermodulação: foi medida em 8 Q, com sinal composto (60 Hz/7.000 Hz) na relação 4:1, Os resultados obtidos são os da Tabela III. O fabricante não especifica esta característica no manual do AS 3100. Os valores obtidos, apesar de equilibrados, estão um pouco altos, mesmo em se tratando de um “kit”.
Sensibilidade: os valores medidos são aqueles necessários para se obter a potência nominal. Comparando nossos resultados com as especificações do fabricante (Tabela IV), observamos que na entrada Fono o valor medido é normal e nas demais o aparelho requer mais excitação do que o habitual.
Resposta de Freqüência: o fabricante especifica ± 1,5 dB de 32 a 40.000 Hz. Medimos — 5,5 dB e — 5,7 dB para os canais esquerdo e direito (respectivamente) de 50 Hz a 30 kHz. Apesar dos valores não coincidirem, os leitores, ao observarem a Tabela V, verão que a resposta é bastante linear para os dois canais, que também se apresentam bastante equilibrados. Nos extremos é que eles declinam. O centro da faixa mantém-se bastante plano. Esta característica foi medida a 1 W de potência, com carga de 8 Ω na saída.
Relação Sinal/Ruído: em Fono Magnético medimos 33 dB (52 dB pelo fabricante) e 68 dB em Aux. O primeiro valor (Fono Mag.) está baixo, enquanto que o segundo (Aux.) está dentro do habitual.