AS 3100: 150 W de Audio em “Kit”!

Como já mencionei, na montagem que fiz baseei-me inteiramente no Manual. Considero impossível que uma pessoa alfabetizada, de inteligência mediana, mesmo sem nunca ter visto sequer um componente eletrônico, tenha dificuldades em realizar sua montagem. Afirmo, isto sim, que será de uma realização trabalhosa, por se tratar de um amplificador dotado de diversos controles, tomadas de entrada e de saída de sinal, interligações com fusíveis, controles, enfim, um aparelho moderno, com todos os requintes e recursos.

De qualquer forma, quando você for montar o seu “kit” AS 3100, não faça do trabalho uma competição de tempo. Antes mesmo de olhar para as peças, leia o Manual inteiramente. Desta forma, quando você se dispuser a pôr “mãos à obra”, já estará familiarizado com a rotina de montagem. Nunca tente “pôr o carro adiante dos bois”, isto é, saltar instruções de montagem no afã de ver o aparelho pronto. Pelo contrário, capriche no acabamento, pois, ao final, você terá uma montagem confiável e um amplificador que em nada ficará a dever aos comerciais “comprados prontos”.


Aqui vão alguns comentários sobre a realização do “kit”: Fonte de Alimentação — Sem dificuldades. Os capacitores eletrolíticos somente se encaixam na plaqueta na posição correta, não havendo o perigo de inversões de polaridade. Quanto aos diodos, basta fazer coincidir a forma do invólucro com o desenho da plaqueta, e tudo bem. Não se esqueça da ponte de ligação com fio nu entre D303 e D304. Na Foto III temos uma vista dos componentes da fonte de alimentação, e na Foto VI o aspecto desta após a montagem. Amplificadores de Potência – A parte mais delicada é a da instalação dos transistores de saida em seus dissipadores. A Figura 21 do Manual apresenta uma vista desmembrada desta instalação que, julgamos, irá dirimir quaisquer dúvidas. A graxa de silicone para ser passada entre o dissipador e os transistores de saída vem acondicionada em um pequeno envelope de plástico transparente.  Por ser a graxa de cor clara, cuidado para que, quando for aberto o pacote no 2, o envelope que a contém não se perca, ou mesmo seja cortado pela tesoura. No mais, atenção à polaridade dos capacitores eletrolíticos e ao posicionamento dos terminais de T1 a T5. Não há inconveniente em que os terminais do anodo de D1 e catodo de D2 se toquem externamente à placa, pois estes já estão ligados na parte cobreada.

FOTO VI — Plaqueta da fonte montada.

Um comentário sobre “AS 3100: 150 W de Audio em “Kit”!”

  1. Jorge Mendes27 de setembro de 2023 às 7:24 PMResponder

    Afh tive esse kit e tenho o manual ate hoje…. tenho fotos coloridas dele muito bom

Deixe um comentário