Se esse circuito não fosse programável, você teria provavelmente que ajustar mecanicamente um potenciômetro, ou trocar um resistor ou um capacitor montado na placa.
08 Inserindo um LED e um resistor externo
Nesse outro experimento vamos utilizar uma porta digital do Arduino e nela conectar um LED externo em série com um resistor limitador de corrente. Na porta digital 9 encaixe o terminal de um LED correspondente ao anodo, aquele com o maior comprimento.
Conecte agora um dos terminais de um resistor de 270 ohms de baixa potência no terra (GND) das barras de portas digitais, o penúltimo à esquerda da segunda barra. Por fim, una os dois terminais livres desses componentes, simplesmente torcendo-os com os dedos.
Agora, no IDE do Arduino clique no botão Open e selecione 01.Basics > Fade, para carregar o sketch Fade. Esse programa gera digitalmente no pino 9 uma tensão analógica que varia de 0 a 5 volts, fazendo com que o brilho do LED vá aumentando devagar até atingir seu brilho máximo, quando então vai diminuindo até apagar; esse o ciclo se repete infinitamente.
Confirme o funcionamento do circuito deixando mais lento o processo mudando na última linha do programa o valor na função delay() de 30 para 1000 (milissegundos) e meça com um voltímetro digital essa tensão variável entre os pinos 9 e terra.