ARDUINO – Um Guia Básico para Iniciantes

Logo no topo do sketch, as três linhas de texto entre /* e */ não tem qualquer efeito no programa, são somente linhas de comentários com informações sobre o programa e podem ser eliminadas.

Da mesma forma, qualquer texto depois de duas barras (//) são igualmente comentários, de uma só linha, e podem também ser eliminadas.

A primeira instrução do programa está na linha int led = 13; essa instrução é a declaração da variável usada no programa, e nomeia como led o pino 13 do Arduino; o prefixo int indica que led é uma variável inteira. Repare que o comando deve sempre terminar com um ponto-e-vírgula, como na linguagem de programação C.

A seguir vêm as duas funções obrigatórias em todo programa na linguagem do Arduino: as funções void setup() e void loop().

A primeira serve para configurar os pinos e portas de comunicação do Arduino; aqui o pino 13 (batizado de led) é configurado como saída digital com a função pinMode(led, OUTPUT).

A função loop() encapsula os comandos que deverão ser executados continuamente pelo microcontrolador do Arduino; aqui o pino 13 recebe uma tensão de 5 volts durante 1 segundo, com as funções digitalWrite(led, HIGH) e delay(1000).

Depois esse pino 13 recebe 0 volt por mais 1 segundo, com as funções digitalWrite(led, LOW) e delay(1000).

Esse ciclo se repete infinitamente, fazendo o LED piscar até que o Arduino seja resetado. Repare que os comandos dessas duas funções obrigatórias devem estar sempre dentro das chaves { … }.

07 Modificando o programa

Experimente modificar o tempo em que o LED vermelho no pino 13 do seu Arduino fica aceso e o tempo em que ele fica apagado, mudando os valores entre os parênteses nas duas funções delay().

Mude um desses valores para 500 (milissegundos) e o outro para 250, por exemplo. Carregue novamente o sketch no Arduino clicando no botão upload e observe o LED.

Em menos de um minuto você conseguiu mudar a frequência de operação do seu oscilador montado com o Arduino.

Deixe um comentário