ARDUINO – Um Guia Básico para Iniciantes

Por último, você vai precisar de um cabo USB para conectar o Arduino ao seu PC. Esse cabo tem que ter um conector USB tipo A macho numa ponta e um conector USB tipo B macho na outra. É o mesmo cabo que você usa para conectar seu PC a uma impressora USB.

Para nossas primeiras experiências qualquer modelo de Arduino serve. Hoje existe uma dezena de modelos; o mais comum, e mais barato, é o modelo UNO.  O código escrito para um pode ser executado em qualquer outro modelo, com algumas poucas exceções, no caso dos novos modelos disponíveis mais potentes. Você não vai precisar de qualquer tipo de fonte de alimentação, como dissemos acima, o Arduino é alimentado pela fonte do seu PC através do cabo USB a ele conectado.

Para esse artigo estamos usando um Arduino Duemilanove conectado a um notebook. De posse de todos os itens acima enumerados vamos pôr em prática o que já sabemos com o seguinte passo-a-passo:

01 Download do software do Arduino

O software para programação do Arduino pode ser livremente baixado da internet no endereço www.arduino.cc, o site oficial dessa plataforma.

Nesse endereço web, clique na aba Download no topo da página e, à direita da nova página que abrir, selecione a versão para o sistema operacional do seu PC.

Por ora, clique em Just Download e descarregue o arquivo compactado para sua área de trabalho (Desktop). Feche a página, se desejar.

02 Conexão Arduino-PC

Selecione uma porta USB no seu PC e conecte a ela o Arduino através do cabo USB de impressora. Repare que o LED verde PWR vai permanecer acesso, indicando que o Arduino está corretamente alimentado.

Descompacte o arquivo baixado e repare que na sua área de trabalho é criada uma pasta com várias subpastas e dois outros arquivos, um executável e um de texto. Dê um duplo clique no arquivo executável para instalar e executar o aplicativo de programação do Arduino.

Esse aplicativo é chamado de ambiente de desenvolvimento integrado, mais conhecido como IDE (Integrated Development Environment). A tela do IDE após sua execução é o da figura abaixo.

Deixe um comentário