ARDUINO – Um Guia Básico para Iniciantes

Tudo bem, mas para que serve o Arduino?

Basicamente o Arduino, como qualquer sistema computadorizado, sob o controle de um programa guardado em sua memória, pode detectar níveis lógicos ou coletar tensões variáveis de qualquer tipo de sensor em suas entradas, e com base nessas informações pode acionar alarmes, solenoides e motores; ou enviá-las para outro computador.

Bacana, mas é complicado programar o Arduino?

Não, não é complicado escrever comandos na forma de textos para o Arduino executar. Esses textos, ou códigos como os programadores os chamam, são escritos segundo o padrão, chamado de sintaxe, da linguagem escolhida, e armazenados numa das memórias internas do microcontrolador embarcado no Arduino, e são executadas uma a uma.

Você se lembra de uma linguagem de programação bem antiga chamada Basic? Nessa linguagem cada linha era numerada e continha uma ordem simples; como o comando print que mostrava na tela do computador qualquer texto entre aspas. O Arduino tem uma linguagem própria também muito fácil e baseada na consagrada linguagem C, esta criada nos anos 70. Mais adiante vamos propor experimentos com essa linguagem e programar o Arduino para executar alguns programas já prontos e disponíveis no aplicativo que devemos baixar da web.

Tendo agora uma visão bem geral do que é e para que serve o Arduino, vamos pôr as mãos na massa? A primeira coisa que você, caro leitor, vai precisar é de um Arduino, claro. E também do seu computador pessoal. Qualquer um serve: um PC desktop ou notebook padrão IBM ou Apple. Também não importa o sistema operacional do seu PC, qualquer um também serve: Windows, Linux ou Mac OS; o Arduino tem versões de software para todas essas plataformas.

Deixe um comentário