ANTENNA – Uma História – Capítulo XXXVII

O último número da década de 1940, abrangendo os meses de novembro e dezembro, traz, entre outros artigos, o “Tira-teima”, de autoria de PY1DH, um painel de testes destinado a facilitar a localização de avarias em receptores de rádio. 

Fig. 3 – O “Tira-teima”

Uma solução provisória, enquanto o “Diagnotron” continuava na fase de projeto, sofrendo alterações quase que diárias.

No Editorial, Gilberto Affonso Penna expressa a sua preocupação em relação ao futuro da televisão, quando escreve: “Teremos ao menos duas instalações  de TV comerciais no Brasil em 1950. Continuamos a pensar  que  chegam um tanto cedo, pois os líderes mundiais ainda não chegaram a um acordo sobre suas normas fundamentais. No entanto, estarão satisfeitos em dominar um mercado com materiais em via de se tornarem obsoletos”.

Tal preocupação era devido a possibilidade da transmissão da TV em cores, o que iria acontecer vinte e dois anos depois.

A televisão no Brasil tem início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando assim o primeiro canal de televisão no país.

Cinco meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.

Deixe um comentário