Fig. 4 – Antenna – fevereiro de 1946
Através do texto correspondente, foi apresentada aos leitores uma breve descrição do sistema transmissão-recepção, totalmente construído por PY2CL, Eduardo Ferreira da Rocha (na foto, de óculos) e um grupo de alunos da antiga Escola Técnica Nacional.
O fato de o sistema operar na frequência de 112MHz (faixa de 2,5m) já era uma verdadeira façanha para a época. O receptor foi montado em um chassi metálico, utilizando um tubo de raios catódicos de 3 polegadas, que apresentava uma imagem de aproximadamente 3cm x 4cm. O transmissor, com 5 watts de potência, era o suficiente para alcançar cerca de 1km. Para a obtenção da imagem, o usuário deveria ajustar oito controles, além dos dois situados na parte posterior, correspondendo a luminosidade e foco.
Embora a população tenha tido o primeiro contato com a televisão em 1939, durante a Feira Internacional de Amostras, em circuito fechado, o trabalho daqueles pioneiros foi essencial para a implantação da televisão no Brasil
Alguns desses pioneiros foram quase que esquecidos, como Olavo Bastos Freire, cuja história iremos contar no próximo número.