Jaime Gonçalves de Moraes Filho*
OS PIONEIROS DA TELEVISÃO
O desejo de transmitir imagens em movimento data dos primórdios da Radiotelefonia, e desde o seu lançamento Antenna vem divulgando matérias sobre o que inicialmente foi chamado de “Radiovisão”, embora, já em 1900, o francês Constantin Perskvi tenha usado pela primeira vez a palavra “Televisão”.
Um dos maiores entusiastas da televisão foi o editor da revista norte – americana “Radio News“, Hugo Gernsback, que deixou registrado em 1927 as suas impressões sobre a possibilidade de transmissão de imagens através das ondas de rádio, afirmando que “se trata da mais maravilhosa invenção da época”.
O primeiro passo era descobrir de que modo uma imagem poderia ser decomposta em elementos que seriam então reordenados no aparelho receptor.
A solução já tinha sido encontrada por Paul Julius Nipkow em 1884, através de um disco giratório no qual existiam vários orifícios dispostos segundo uma espiral, que uma vez iluminados executavam um movimento denominado de “ varredura” da imagem.
A imagem era formada por aproximadamente 30 linhas, e, por ser produzida pelos lampejos de uma lâmpada a gás Néon, tinha uma coloração alaranjada.
A percepção de uma cena contínua era dada unicamente pela persistência visual do observador, o que implicava uma imagem que parecia estar piscando, porém era o máximo que se conseguia obter com um sistema de varredura mecânica.
Hugo Gernsback propunha ainda que os amadores fizessem um experimento, adaptando um receptor de rádio, um ventilador com um disco perfurado no lugar da hélice, uma lâmpada Néon e um sistema óptico capaz de projetar a imagem em uma parede.
* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica