Advogado por formação, fazia questão de montar e aperfeiçoar os equipamentos de sua estação, na década de 1930, localizada no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Foi um dos pioneiros a transmitir na faixa de VHF.
No artigo intitulado “Antenna em visita as PY”, ao ser entrevistado, 1FX comenta sobre as suas atividades, citando seu irmão PY4CM, Gilberto, que já residia no Rio de Janeiro, autodidata na área de eletrônica, que vinha desenvolvendo alguns equipamentos, sendo a primeira vez em que seu nome foi citado nas páginas de Antenna.
FIG 2 – Circuito do modulador de PY4CM – Gilberto Affonso Penna
Finalmente, no número referente ao mês de setembro de 1938, é publicado o primeiro artigo de PY4CM – Gilberto Affonso Penna. Tratava-se de um modulador alimentado por corrente contínua de 110V, proveniente de um pequeno gerador hidráulico, instalado em uma fazenda em Minas Gerais…
Após este “batismo”, Gilberto desperta para a literatura técnica e, em fevereiro de 1939, surge o primeiro artigo de sua autoria: “Um transmissor Liliputiano”.
Segundo o próprio Dr. Gilberto (como muitos o tratavam), este número foi decisivo para o futuro da revista, pois com a criação da seção “CQ” e a publicação do artigo “Quer montar a sua PY?”, cresceu ainda mais o seu entusiasmo pela literatura técnica.
Tenho todas as edições da Anntena e Eletronica Popular, agora digitalizadas. Fui assinante das revistas e me tornei Radioamador na decada de 70, com o prefixo PY2FDV. Com 13 anos de idade comecei a fazer o curso de Rádio Técnico por correspondência no Instituto Monitor em 1955. Que saudades!!!
Somente hoje fiquei sabendo da continuidade da revista Anntena. Vou tornar a ser leitor de uma revista que deixou saudades!!