ANTENNA – Uma História – Capítulo  XLVI

Provavelmente a primeira montagem de um dispositivo transistorizado foi publicada em outubro de 1957 nas páginas de Antenna. Um amplificador transistorizado utilizando o CK721, o “irmão” do CK722, capaz de suportar uma corrente de coletor de… 6 mA!

Ainda em 1957, o número de novembro apresentou dois artigos importantes: Um deles trata da possibilidade  real de se transmitir via linha telefônica, além dos sinais de áudio, a imagem do interlocutor,  através de um sistema da Bell, denominado “Picture-Phone”, algo corriqueiro nos dias atuais, através de qualquer ”Smart-Phone”.

FIG 4 – Picture-Phone

Interessante observar que as ideias já existiam há mais de 70 anos atrás, porém faltava a tecnologia necessária, Como por exemplo, o circuito de uma ignição eletrônica para automóveis, publicada na década de 1950, empregando… válvulas!

O outro artigo que nos chamou a atenção foi o relatório de uma Mesa Redonda promovida pelo I.T.A. sobre os problemas relacionados com  desenvolvimento da indústria eletrônica no Brasil. Entre os problemas apresentados, destacou-se o baixo índice de nacionalização dos componentes eletrônicos. Segundo alguns fabricantes, tal índice alcançaria cerca de 90% do custo dos aparelhos, o que foi contestado por outro grupo, ao afirmar que tais componentes, tidos como “Indústria Brasileira”, na realidade utilizavam matérias primas importadas, citando o exemplo das válvulas, em que todo o “miolo” era importado, sendo apenas a montagem final do bulbo de vidro feita no Brasil (tal como ocorreu com os transistores, anos depois).

A este respeito, o Engº Guilherme Ribeiro, lembrou naquela ocasião a história de um visitante que após percorrer toda a linha de montagem de uma conhecida fábrica de lâmpadas incandescentes, sempre indagando sobre a origem de cada elemento, ao final  da visita comentou:  “Afinal de contas, o único componente genuinamente nacional, vocês retiram ao fechar o bulbo… é o ar ! Parece que as coisas não mudaram muito…             

Deixe um comentário