ANTENNA – Uma História – Capítulo XIX

Jaime Gonçalves de Moraes Filho*

 O FUTEBOL E O RÁDIO

Não nos esqueçamos de que Antenna surgiu como uma publicação oficial do Rádio Club do Brasil e que muitos artigos publicados nada ou pouco tinham a ver com a Radiofonia, como foi o caso das transmissões esportivas.

Ao final dos anos vinte, o futebol começava a se firmar como  esporte popular, com alguns times de agremiações  disputando taças e troféus.

O estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama, em São Cristóvão, era, na época, algo comparado a um atual Maracanã,  como centro das maiores disputas. Até os dias de hoje, quem passa pela Rua São Januário (antiga Rua Abílio), apesar da decadência do bairro em suas adjacências, ainda se admira da grandiosidade do estádio.

Portanto, é bem compreensível que as primeiras estações de rádio também se dispusessem a transmitir as partidas de futebol.  O Radio Club do Brasil  timidamente começou  as primeiras  transmissões, utilizando como “link” a  linha telefônica convencional, porém, ainda não havia  receptores suficientes para que tal feito  causasse  algum impacto financeiro nos clubes. O formato, digamos assim, das transmissões atuais ainda era desconhecido e o resultado final era bastante precário.

A grande maioria dos ouvintes das Rádios Sociedade e Clube do Brasil jamais havia posto os pés em um estádio, daí a dificuldade dos primeiros “speakers” em transmitir uma partida de futebol. O Rádio Clube, desde o início de suas transmissões esportivas, designou Amador Santos como o seu cronista oficial, cabendo a ele toda a responsabilidade pela perfeita irradiação dos jogos. Vejamos o relato publicado em “Antenna”, no ano de 1930:

 
– “ Até então a descrição dos jogos era feita de uma maneira simples, sem que o ouvinte tivesse uma referência para saber onde se localizava a bola sobre o gramado.”
“O Speaker anuncia que a mesma se acha em poder de tal ou qual jogador, mas não encontrava meios de determinar o local do campo em que os jogadores se encontram“.

* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica

Deixe um comentário