Jaime Gonçalves de Moraes Filho*
Surgem as revistas
Como as primeiras emissoras de rádio eram mantidas por “Sociedades” ou “Clubes”, havia a necessidade de se manter um contato permanente entre seus ouvintes e os administradores, pois o funcionamento das Estações dependia essencialmente do pagamento das mensalidades, uma vez que era proibido veicular propagandas comerciais através do Rádio.
A solução encontrada pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi usar um meio de comunicação auxiliar, este sim, autorizado a manter propagandas comerciais. Estava lançada a ideia de se publicar uma revista dirigida aos seus ouvintes. Além da programação da emissora, seriam apresentadas algumas informações técnicas e um espaço comercial.
A primeira publicação dedicada ao Rádio, a circular no Rio de Janeiro, editada pela Rádio Sociedade, foi a revista “Radio – Revista de Divulgação Científica Geral”. Lançada em outubro de 1923, circulou até 1926. Era uma publicação quinzenal com 48 páginas e continha textos técnicos e de cultura geral, além, é claro, da programação da emissora. O exemplar de número 16 , de junho de 1924, pode ser acessado através do link:
http://www.fiocruz.br/radiosociedade/media/Radio_1(16).pdf
Figura 1 – Capa da revista Rádio – 1924
* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica