ANTENNA – Uma História – Capítulo IV

A Estação, de prefixo SPE, a partir de 19 julho de 1923 começou a transmitir regularmente a previsão do tempo, tendo, no período entre 14 a 17 de julho, levado ao ar os concertos da Filarmônica de Viena, diretamente do Teatro Municipal.  Na ocasião, surgem dois personagens que irão iniciar de fato a radiodifusão no Brasil: Edgard Roquette-Pinto e Henri Charles Morize.

Nascido em Botafogo, em 1884, Edgard Roquette-Pinto (que fazia questão de informar que seu nome era Édgar e não Edgár e que havia um hífen no sobrenome) seria um elemento importantíssimo na introdução do Rádio no Brasil.

Sendo até mesmo considerado um tipo excêntrico, transitava pelas ruas, quase sempre com um charuto entre os dedos, ou então um lápis bicolor, azul e vermelho, com que assinalava qualquer texto que lhe interessasse.

Em uma de suas viagens ao interior do País, a caminho de se juntar a Rondon em plena selva, percebeu a enorme importância da telegrafia e do rádio e, durante a Exposição da Independência de 1922, observando a importância de uma nova invenção – A radiofonia.

Edgard Roquette – Pinto

Deixe um comentário