ANTENNA – Uma História – Capítulo III

Segundo comentários da época, os postes situados nas laterais da entrada do Pavilhão de Festas da Exposição de 1922, mostrados na foto, seriam alguns dos 80 alto-falantes que foram instalados em toda a área da Exposição.

No dia 7 de setembro de 1922, finalmente, o Rádio chegava ao Brasil.

Ao entardecer, por ocasião da inauguração oficial da Exposição do Centenário, realizou-se a primeira transmissão oficial da emissora SPC (Corcovado), com os discursos proferidos no Pavilhão de Festas pelo Presidente da República, Dr. Epitácio Pessoa, Embaixadores e ministros de Estado.

 
À noite daquele mesmo dia foi transmitida diretamente do “Theatro Municipal” a ópera “O Guarani”. Os sinais de áudio foram levados até a Estação do Corcovado por uma linha telefônica.


Apesar de tudo, a transmissão não obteve o sucesso que os organizadores esperavam. Edgard Roquette Pinto esteve presente na inauguração da Exposição do Centenário da Independência e graças ao seu depoimento gravado em 1936, podemos ter uma ideia exata de como o Rádio começou no Brasil:

“A verdade é que durante a Exposição do Centenário da Independência em 1922, muito pouca gente se interessou pelas demonstrações experimentais de Radiotelefonia então realizadas pelas companhias norte-americanas Westinghouse na Estação do Corcovado e Western Electric na Praia Vermelha. Muito pouca gente se interessou. Creio que a causa principal deste desinteresse foram os alto–falantes instalados na Exposição, ouvindo discursos e músicas reproduzidos no meio de um barulho infernal! Tudo roufenho, distorcido, arranhando os ouvidos. Era uma curiosidade sem maiores consequências“.

Depoimento de Ruy Castro sobre o mesmo tema:

Os primeiros a chegarem na Exposição do Centenário de 1922 não deram muita importância às cornetas instaladas em alguns postes. Vistas de relance, lembravam as cornucópias dos gramofones então em voga, mas poucos saberiam dizer para que serviriam.


A multidão estava mesmo interessada em visitar os pavilhões dos países estrangeiros, em receber lembranças ou então subir na montanha russa, montada próximo ao Palácio Monroe.


Somente ao anoitecer é que perceberam que sons estranhos saiam de tais cornetas.

Era o Rádio chegando.

Deixe um comentário