Nossa gôndola tem 1,25 metros de comprimento. Sobra um bom espaço para afastar-se do corpo, no caso a mão e braço. Evita interação com a antena.
Você deve visitar a página original ou fonte desta antena. O link abaixo é direto de onde copiamos as medidas de nossa antena. Fica bem explicado que os méritos pelo projeto é do Roland, PY4ZBZ. Neste artigo apenas divulgamos nossa montagem particular, com os materiais que dispúnhamos para construí-la.
Para finalizar, achamos que a gôndola de madeira torna a antena mais leve e mesmo assim, é um bocado cansativo ficar sustentando e apontando-a para o alto, seguindo os “passarinhos” em sua órbita pelo céu.
Siga este link: http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/slv4zbz.htm
Se você pretende usar esta antena em dias de campo ou demonstração pública em escolas, procure utilizar materiais mais resistentes e dê o mesmo acabamento que o Roland deu em sua antena.
Ficará mais firme, resistente e à prova de “entortamentos”.
Abaixo, nossa obra de arte… a vareta do irradiante está um pouco torta devido a espessura da placa PCI. Umas borrachinhas ajudaria a ficar mais reta. De qualquer modo, funcionou bem…