Análise do CSR Lanner AL 9280

Havia, no esquema, um trimpot de ajuste do nível DC à saída e uma conexão para fusível na saída de alto-falante, que não estavam presentes na placa original. Coloquei o trimpot mas mantive o “jumper” onde deveriam estar as ligações do fusível.

Os transistores de potência originais eram os 2N4347, unidades de 100W e 140V de VCEo. Difíceis de se achar e com as características muito similares às do 2N3773, que utilizei, sendo que este último tem a seu favor a maior potência máxima (150W) e a maior corrente máxima também (15.A contra 5.A).

Tudo funcionou a contento e o ajuste da placa foi fácil, mas o circuito é bem simples e com uma configuração que pode apresentar limitações de máxima excursão à saída e, assim, diminuir a eficiência do circuito, o que pode explicar os enormes dissipadores originais utilizados. Como também não estavam lá e não são muito comuns, adquiri novos, de resistência térmica similar, para substituí-los.

2 comentários sobre “Análise do CSR Lanner AL 9280”

  1. Oliveria26 de junho de 2023 às 6:11 PMResponder

    Muito bom

    Tenho um Lanner AL9090 realmente é bastante rustico, mas potente e gosto dele

  2. Valdir de Araujo28 de setembro de 2023 às 6:16 AMResponder

    Muito bom , gosto muito desses amplificadores ! Tenho um amplificador CSR Laner Al 9120 , adiquiri ele funcionando com o botão on/ of quebrado e com um canal queimado! Sabe me falar se consigo peças para fazer o reparo , já tentei em diversos lugares e estou encontrando!

Deixe um comentário