Análise do Amplificador WB505

O projeto é convencional para amplificadores de média para boa qualidade do começo a meados da década de 70 e apresenta características boas.

Um ponto interessante é que o circuito adotado (em simetria quase complementar) utilizava um diodo em configuração sugerida por Baxandall (P. Baxandall – Radio, TV & Audio Technical Reference Book, 1977) para melhorar a linearidade na região de crossover. Já que estava reparando o amplificador, substituí o diodo por um transistor de mesmo modelo do driver ao qual ele está conectado, em configuração conhecida como transdiodo, conforme sugestão do próprio Baxandall também, pois as características de junção de diodos, apesar de similares, não são idênticas às dos transistores, e essa mudança melhora a linearidade na região de transição, um dos “calos” dessa configuração.

Um comentário sobre “Análise do Amplificador WB505”

  1. Wagner Wallau3 de setembro de 2024 às 10:44 PMResponder

    obrigado por analisar o WB 505, tenho um com o led de pico e seu famoso erro de inglês (DUAL SUPLY) o correto seria SUPPLY, mas infelizmente está todo torrado por dentro estou só aguardando aparecer um para poder fazer engenharia reversa

Deixe um comentário