Análise do Amplificador WB505


Não há muita informação disponível na Internet sobre a WB e seus produtos e mesmo na época havia poucas informações. Antenna de março de 1978 noticiava que eram feitos pela Micrologic, talvez em OEM, pois relataram também uma visita à empresa e entrevistas com seus gestores.

O fato é que a WB teve apenas uma linha, que vendeu relativamente bem, mas sumiu após alguns anos.  Os panfletos publicitários diziam que os produtos da WB ostentavam “qualidade profissional”. Vamos verificar isso também.

RESTAURAÇÃO

O equipamento desta análise teve que passar por uma boa reforma, pois estava há muito parado, com defeitos e sem o knob de volume. Coloquei outro e refiz a serigrafia do painel.

Na desmontagem para limpeza e conserto começamos a perceber melhor as condições de projeto.

Quanto a isso, a montagem, infelizmente, pelas fotos, mostra problemas; as marcações em vermelho indicam fiação da linha de alimentação (110/220VAC) sem nenhuma proteção e sendo “mordida” pelos acabamentos mecânicos e pelo chassis metálico do aparelho, bem como o interruptor de CA, tomadas internas etc sem nenhum isolamento e ficando, no caso do interruptor, a um ou dois milímetros de distância do chassis. Não creio que na época, mesmo no Brasil, esse tipo de montagem passasse em qualquer teste de segurança mais severo.

Um comentário sobre “Análise do Amplificador WB505”

  1. Wagner Wallau3 de setembro de 2024 às 10:44 PMResponder

    obrigado por analisar o WB 505, tenho um com o led de pico e seu famoso erro de inglês (DUAL SUPLY) o correto seria SUPPLY, mas infelizmente está todo torrado por dentro estou só aguardando aparecer um para poder fazer engenharia reversa

Deixe um comentário