O Tonos ST-120 é bastante simples, um amplificador de potência com duas saídas para alto-falantes, todo montado em alumínio, e espartano, como era comum nos produtos da Embrasom.
Seu painel frontal apresenta a tradicional chave de força, dois VU analógicos de bom tamanho, dois leds indicadores de pico e um pitoresco seletor de sensibilidade para o VU, com opção para 0dB e para -20dB. Ele é composto por dois sensores de toque, que se iluminam de acordo com a escolha de escala.
Ao abrir o aparelho para limpeza e manutenção, desmontei o conjunto de VU para trocar suas lâmpadas e os sensores foram desmontados. São simplesmente quatro alfinetes, soldados na placa de controle. Como o aparelho é muito antigo, com certeza eles deveriam ter brilho quando novos. Estavam oxidados, mas funcionais, e preferi deixá-los como estavam.
O equipamento passou por manutenção e limpeza, e, esteticamente, estava bem, apenas com uma cabeça plástica do (bom) conjunto de ligação de sonofletores perdida. Seu painel traseiro serve também de dissipador de calor para o transistor responsável pela estabilização da alimentação do amplificador, como pode ser visto na foto abaixo.
Apesar de estar aparente, e isolado do painel, ele não representa nenhum risco ou mesmo pode sujeitar o equipamento a danos, pois sua carcaça metálica é ligada ao terra de sinal, estando isolada apenas para evitar-se “loops” e zumbidos. Solução inteligente.
O original foi substituído por um 2N3055. Devia ser um 2N4347. Como o 2N3055 fica meio “apertado” ali, foi substituído por um 2N3773, da MOSPEC, que é mais que suficiente para a função, suportando, com folga a corrente que deve ser fornecida para os estágios de saída do amplificador.
Já possuí um ótimo Power
Excelente informação sobre esse raro aparelho nacional.