Análise do Amplificador Tarkus TP2170

O TP2170 é um amplificador estereofônico de boa potência, com controles de nível independentes e seletores para dois sistemas de falantes.

Seu painel traseiro é bem simples e contém tudo o que é necessário para um amplificador de potência; entradas e saídas de sinal, para ligação de mais amplificadores, possibilidade de atuação em bridge, duas tomadas de rede adicionais não comutadas e dois pares de saídas para sonofletores. Um fusível de proteção geral e uma chave de seleção de tensão de rede completam o conjunto. Aliás, é a primeira chave em que vejo a descrição correta de tensões de rede para o tipo de transformador de força utilizado no TP2170, 120VCA ou 240VCA.

Tudo muito bem organizado, sem excessos ou faltas. Suas características principais, divulgadas, são as seguintes:

RESTAURAÇÃO

Adquirimos o equipamento com alguns reparos já feitos e com o painel frontal bastante encardido pelo tempo.

Providenciamos uma boa limpeza externa, mas internamente a coisa foi mais simples, pois ele estava limpo, apenas com alguns traços de poeira. A manutenção feita foi a troca de um dos capacitores de filtro principais, e, me parece, é antiga. Como o técnico não tinha disponível o original, “sapecou” um “abobrão” da Siemens com tensão superior, que não cabia no local original da placa. Fixou-o, então, com duas braçadeiras no chassis e ligou-o com cabos bem grossos à placa. Ficou um serviço decente. Como fizemos a troca de todos os capacitores eletrolíticos do equipamento, ele foi embora também. Quanto à montagem interna só temos elogios. O gabinete é alto, para acomodar adequadamente o grande dissipador de calor do estágio de saída e bem distribuído internamente, com placas de boa qualidade e com identificação dos componentes.

4 comentários sobre “Análise do Amplificador Tarkus TP2170”

  1. Fábio T. Pedroso15 de fevereiro de 2021 às 2:41 PMResponder

    Boa surpresa foi constatar resultados melhores do que os do fabricante. Será que os novos capacitores na fonte e demais estágios seriam os responsáveis pela melhora? Para os padrões nacionais da época esse amplificador tem um layout de montagem dos melhores!

    1. Antenna15 de fevereiro de 2021 às 4:37 PMResponder

      Na análise do Model 246, cito o ajuste da corrente de repouso de acordo com o Critério de Oliver. Esse valor é, em tese, o que oferece a menor distorção de transição para um amplificador em classe B como esse Tarkus e demais amplificadores do tipo. isso, juntamente com um bom projeto técnico, leiaute adequado e bons componentes leva a bons valores de distorção, relação sinal ruído etc. Abraço,

  2. francisco martins de oliveira5 de julho de 2023 às 1:36 AMResponder

    olá o tarkus é um bom aparelho gostaria do esquema deste . tc 2150…

  3. Willian30 de abril de 2024 às 1:25 PMResponder

    ja procurei também e acho que só na oorta da esperança

Deixe um comentário