Análise do Amplificador Quasar QA-7070X

O que podemos ver claramente é que a estrutura básica dos aparelhos não mudou; mesmo painel, com as devidas variações de funcionalidades e recursos, mesmo tipo de chaves e conectores e os módulos de potência em cartões “plug-in”, simplificando a manutenção e a montagem, muito cuidadosa e com componentes de qualidade, considerada a realidade do mercado brasileiro à época.

Como podemos ver na foto acima, a montagem original era bem feita e modular, com blindagens adequadas. Este equipamento foi aberto apenas agora, para limpeza e lubrificação, e mantém suas características de fábrica.

Basicamente, os estágios de saída variavam na quantidade de transistores de potência e nas tensões de alimentação nos diversos modelos. No caso do QA-7070 e do QA-2300, em torno de 35V simétricos e um par de 2N3055 por canal, formando a linha dos “295W IHF”, grafados em seu painel frontal.

No caso do QA-8080 e similares, mais potentes, havia dois pares de 3055 por canal e alimentações maiores; era a linha dos “400W IHF”.

Deixe um comentário