Análise do Amplificador Integrado Technics SU-V303

Assim, devemos ter em mente que, apesar de, eventualmente, proporcionarem melhoria na performance do amplificador, não se equivalem aos estágios em classe A.

Além do New Class A, o SU-V303 também dispõe de um processador que monitora a corrente de repouso do estágio de saída e, em função do nível de sinal e do aquecimento, ajusta as condições de repouso para otimizar sua performance.

A monitoração do funcionamento desse sistema, chamado de “Computer Drive”, é feita pelo pequeno painel de leds já mostrado anteriormente,  e começa assim que o amplificador é energizado.


Inicialmente, durante alguns segundos, ele força uma corrente de repouso elevada através do transistores de potência, para garantir uma performance ótima rapidamente, e a polarização (bias) fica em nível alto (high). Decorridos alguns segundos, os leds de polarização comutam de alto para médio (mid) e depois para baixo (low), e os leds indicadores de controle térmico e de sinal se iluminam, em conjunto com o logo “Computer Drive”. O processo é mostrado, em forma de gráfico, no manual de serviço, conforme a figura abaixo.

Quando somente os leds “auto”, “thermal” e “signal” estiverem ligados, em conjunto com o led “on”, próximo à chave de força, o amplificador estará pronto para uso.


A operação toda leva, no máximo, um minuto e é divertido ver a “dança” dos leds durante o processo de inicialização do amplificador.

Deixe um comentário