Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 80

A unidade que adquiri para testar custou barato e, externamente, estava  com boa aparência. Após várias compras do tipo e, considerada a idade dos equipamentos, estou acostumado com recebê-los em estado ruim e, como distração, repará-los.

Na maior parte das vezes os vendedores são bastante precisos quanto ao estado dos aparelhos. Neste caso, em particular, pelo preço, nem me incomodei muito com esses detalhes, pois já sabia que teria bastante trabalho.

Infelizmente a placa impressa principal estava sem a serigrafia dos componentes, talvez por ter descorado e as trilhas de cobre em muito mal estado, por várias manutenções realizadas em seus 40 anos de existência.

Como pode ser observado na fotografia a seguir, parte significativa das trilhas de cobre não existia mais, havia componentes “torrados”, os transistores de saída, já não eram os originais (na verdade, o único original estava “explodido” e não mais poderia ser utilizado).

Após abrir o equipamento para verificar seu estado, e com o observado acima, resolvi começar do zero.

3 comentários sobre “Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 80”

  1. Alberto Netto16 de agosto de 2023 às 4:11 PMResponder

    Legal

  2. Carlão23 de agosto de 2023 às 1:42 PMResponder

    Adorei Marcelo.
    Parabéns. Gostava muito das análises do Ragnet, tinha todas as revistas.
    Por coincidência, estou hoje a trocar os capacitores de um Lab75 e fazer uma faxina, mais de 20 anos parado.
    Continue!

  3. Roberto S'pindola8 de janeiro de 2024 às 4:04 AMResponder

    muito bom, eu sou apaixonado por esse pequeno, possuo 3 unidades, quanto as saídas eu substitui pelos transistores TIP 3055 para ficar mais próximo do original

Deixe um comentário