Marcelo Yared*
Na edição do mês passado, julho de 2023, reeditamos a análise do Model 120, realizada pelo Eng. Pierre Raguenet e por Gilberto Affonso Pena Júnior, no Anuário SOM. Com isso, temos publicado em Antenna praticamente toda a linha Model de primeira geração de amplificadores integrados.
Os Model 160 e 120 foram analisados pela saudosa dupla de Antenna, acima citada. O Model 360 foi avaliado recentemente em Antenna on-line. Faltava, apenas, o irmão caçula da linha, o Model 80. Bem mais simples, menor, menos potente e mais barato, o Model 80 vendeu bem, na época, e era uma boa opção para pequenos orçamentos e pequenas residências. Não era o mais moderno das opções disponíveis no mercado para essa faixa de preço e potência; o AP800 da Polyvox, por exemplo, era concorrente direto e incorporava circuitos mais modernos. A CCE logo lançou seu modelo também, e, posteriormente, a própria Gradiente apresentou uma evolução significativa em seus equipamentos, com a linha Compo. Enquanto seus irmão mais velhos eram, de fato, novos equipamentos, com evolução tecnológica e construtiva, o Model 80 era, na verdade, uma “repaginação” do LAB-75, pelo menos utilizando o mesmo chassis e oferecendo as mesmas funcionalidades, como pode ser visto nesta foto do sítio Audiorama, abaixo reproduzida.
*Engenheiro Eletricista
Legal
Adorei Marcelo.
Parabéns. Gostava muito das análises do Ragnet, tinha todas as revistas.
Por coincidência, estou hoje a trocar os capacitores de um Lab75 e fazer uma faxina, mais de 20 anos parado.
Continue!
muito bom, eu sou apaixonado por esse pequeno, possuo 3 unidades, quanto as saídas eu substitui pelos transistores TIP 3055 para ficar mais próximo do original