
Marcelo Yared*
Quem era habilitado a dirigir automóveis nas décadas de 1970 e 1980 certamente tinha em seu veículo um rádio transistorizado, AM/FM em sua maioria, talvez um toca-fitas, com rádio, e muitos tinham também alguma forma de reforço na amplificação sonora dele, pois havia, e ainda há, a limitação de tensão máxima de bateria automotiva, usualmente 12VCC. Sem artifícios adicionais, teremos, se conseguirmos transferir toda a tensão para a carga (o que não ocorre), normalmente de 4Ω de impedância, no máximo, uns 5 watts por canal disponíveis. De forma realista, uns 3 watts a 4 watts eram obtidos, com bastante distorção.
Para isso, antes do surgimento das fontes comutadas em alta frequência, havia, basicamente, duas opções: “boosters” com autotransformadores à saída ou circuitos em ponte, trabalhando com baixa impedância de carga.
A segunda opção também tinha limitações de potência. Oferecia qualidade sonora superior à dos “boosters”, mas estes podiam fornecer bem mais potência, com a qualidade que vocês poderão observar nas medições feitas neste artigo.
Hoje os equipamentos são bem sofisticados e permitem a obtenção de mais potência com bastante qualidade sonora. A limitação para ouvir-se som de qualidade nos automóveis fica, técnica e basicamente, restrita às condições ambientais.
*Engenheiro Eletricista
Grande Marcelo!!!
Tive um MK-II em 1985 quando tinha 20 anos, um Maverick 302V8 nas mãos de e bem pouco juízo na cabeça. Estar vivo após um V8 aos 20 anos na década de 80 é um milagre!
Mas vou te dizer: tocava MUITO! E era o que havia de melhor na época. Ver a foto dele me trouxe a memória instantânea da instalação do som no Maverick!
Obrigado por mais este artigo delicioso….e Feliz Natal
Fernando Kosin
Obrigado, Fernando. Os Infinity eram objeto de desejo da galera, isso é verdade. Forte abraço e Feliz Natal!
Infinity era muito mais bem elaborado que a concorrencia e pode até ser tecnicamente ruim, mas que era gostoso de escutar ele era.
Os Infinity anteriores ao booster testado eram melhores mesmo. Os seus circuitos eram bem elaborados. Apesar de boosters terem realmente desempenho inferior, quebraram um bom galho e resolveram a questão da baixa potência dos autorádios. Também gostava muito dos Infinity, na época.