Amplificadores de Potência – Mitos e Verdades

Mas, atualmente, a tecnologia digital consegue replicar (através de DSPs – processadores digitais de sinais) o som de valvulados utilizando somente transistores.  Como nosso foco não é o áudio profissional, vamos passar diretamente para o ambiente residencial.

Os amplificadores valvulados são encontrados com mais frequência nesses ambientes. Existem pessoas que preferem o som de amplificadores valvulados argumentando que estes são mais naturais e agradáveis do que o produzido por amplificadores transistorizados. Outros dizem que preferem o som de amplificadores transistorizados, que são mais precisos e têm mais proximidade com a gravação original.

As pessoas com viés técnico, que possuem mais conhecimento das características dos amplificadores, afirmam que em geral os amplificadores transistorizados têm melhores características e também apresentam melhores resultados objetivos nas medições que definem a qualidade de um amplificador. Então por que existem tantas críticas ao som de amplificadores transistorizados?

Pois bem, no início da era dos semicondutores, os amplificadores valvulados estavam muito bem desenvolvidos e apresentavam resultados sonoros muito bons, e os transistorizados estavam ainda em seus primórdios.

Eles eram, em muitos casos, mal projetados, seus transistores eram lentos e eles produziam muita distorção. Estas tinham basicamente três origens: distorção por intermodulação, distorção por sobre-excitação e a distorção de cross-over. Muitos amplificadores daquela época tinham esses problemas, que no final geraram o chamado “som de transistor”.

Mas os amplificadores transistorizados evoluíram muito nas últimas quatro décadas, e hoje existem transistores com características simplesmente impressionantes. Isso possibilitou o surgimento de amplificadores que são quase perfeitos, medem bem e cuja sonoridade é muito boa.

Mas o leitor precisa ter atenção, pois há equipamentos no mercado que realmente são de última geração e muitos outros que não são, ainda utilizando circuitos ultrapassados e cheios de problemas.   

Por que os valvulados têm uma legião de fãs que prezam sua qualidade sonora? Por dois motivos principais: pela sua impedância de saída elevada e pela sua distorção harmônica de segunda ordem. Isso produz um som agradável que é o chamado “som de válvula”.

A impedância de saída elevada fará com que as variações de impedância do alto-falante ou caixa acústica “modulem” a resposta em frequência do amplificador.  Logo, essa resposta se torna dependente da curva de impedância do alto-falante, que, sabemos, têm picos em baixa frequência e costuma aumentar com ela, sendo mais alta nos extremos da banda audível.

Deixe um comentário