Observem o comportamento da distorção em função da potência. O crescimento do valor abaixo de 0,12W é devido à redução da relação sinal a ruído, o que dificulta a identificação dos harmônicos em meio ao ruído de fundo.
De uma forma ampla, a queda do valor da THD, de forma aproximadamente linear com a redução da potência de saída, essa sim, é uma indicação bastante favorável de desempenho.
Observem também que o limite de 1% de distorção está presente em diversas normas que regem a obtenção de especificações de potência, potências essas limitadas principalmente por fatores térmicos:
Tabela 1 (SynAudCon), disponível em: https://www.prosoundtraining.com/2020/01/31/peaks-vs-rms-keeping-peaks-in-their-place/
O valor de 1% de DHT é um limite além do qual mesmo ouvidos não treinados são capazes de identificar distorção numa onda senoidal. Em sinais de música, que são sinais complexos, o mascaramento produzido pelo espectro dos diferentes componentes pode dificultar a percepção para valores até maiores…
Nada nos impede de declararmos uma potência nominal limitada por um determinado valor de distorção.
Por exemplo, 0,5W @ 1kHz a 8Ω com 0,008% DHT ou 0,010% DHT+R. E o amplificador é o mesmo.