Álvaro Neiva*
Não, não se assustem… Phantom Power é uma forma de alimentar com CC os equipamentos, na maioria dos casos microfones que têm preamplificação interna, através do mesmo cabo que conduz o sinal de áudio. Isso elimina uma fonte separada e cabos dedicados.
Sua origem, como tantos outros sistemas usados em áudio, pode ser traçada até o sistema telefônico analógico, que também enviava através do par de fios uma tensão contínua de 40 a 60V, para alimentação da cápsula de carbono e para sinalização no aparelho do assinante.
O surgimento das cápsulas capacitivas, também chamadas de “microfones a condensador”, trouxe outras dificuldades para a alimentação do conjunto cápsula + pré-amplificador, agora necessária porque o transdutor capacitivo precisa de uma tensão para polarização do diafragma metalizado, que é uma de suas placas e, eventualmente, de outra para um estágio de amplificação com alta impedância de entrada e baixa de saída, para conseguir entregar o sinal do microfone para linhas relativamente longas.
Até a década de 60, a única possibilidade de amplificação era com válvulas eletrônicas, o que trazia a necessidade de uma alimentação adicional para o filamento delas.
*Engenheiro Eletricista
Desenhos dos esquemas muito ruim ,sem condições.
Prezado Cesar, infelizmente a importação das imagens para uso em celulares tem algumas limitações. Estamos avaliando como melhorar. por enquanto, veja as figuras 8 e 9 do artigo, que estão agora com maior definição. Não são, ainda, como as visualizadas no PC, mas deve ajudar. Abraço,