Aeriola Jr. e Aeriola Sr.: Os dois rádios mais importantes do mundo

No funcionamento do Aeriola havia uma certa interação: atuando-se no variômetro controlava-se também, além da sintonia, o ponto do início da regeneração (tickler). Um sistema semelhante ao dos variômetros era também usado antigamente nos primeiros receptores, como transformador de RF com acoplamento ajustável. Pela variação da impedância mútua entre os indutores, controlava-se o acoplamento entre o sistema de antena e a entrada do receptor, para ajustes da sensibilidade/seletividade e para melhor transferência dos sinais captados. Neste caso, o variômetro recebia a denominação de variocoupler, acoplador variável.

Um clássico entre os aparelhos receptores de antigamente, os pioneiros Aeriolas foram decisivos para a popularização da novidade do rádio entre o público. Ter um Westinghouse Aeriola na coleção de rádios antigos não é, hoje, apenas uma nostalgia dos que apreciam a eletrônica dos velhos e bons tempos: é também ajudar a preservar uma das peças históricas mais importantes da era do rádio.

Foto 4: em detalhe, os indutores do variômetro do Aeriola.

.

Foto 5: o receptor Westinghouse Aeriola Senior. O “manual de instruções de uso” vinha preso à tampa interna do gabinete.

Deixe um comentário