Aeriola Jr. e Aeriola Sr.: Os dois rádios mais importantes do mundo


O detector Perikon, por ser mais estável e também menos vulnerável a danos por descargas estáticas, foi empregado, em certo período, nas estações de recepção comerciais e militares, inclusive em navios da marinha. Tinha um mecanismo que permitia um melhor ajuste do contato pontual, menos crítico que os sistemas tipo “bigode-de-gato”.

Figura 3: “Ganhe um no Natal” era o apelo do anúncio do Aeriola Senior.

Restaurar um Aeriola não é tarefa difícil. Na parte estética, frequentemente é necessário decapar e aplicar verniz à madeira do gabinete. O painel é facilmente desmontável e é em madeira pintada de preto (somente nos modelos posteriores passou a ser feito em baquelite). No interior da tampa existe um folheto com instruções de instalação e funcionamento.

Quanto à parte eletrônica do Aeriola Sr., há nele um primitivo capacitor de mica (500pF), feito com duas placas metálicas aparafusadas, com o núcleo de mica. Sua visível exposição à umidade geralmente faz necessária sua substituição. O resistor de escape de grade (grid leak) é de 2MΩ, associado a um capacitor de 250pF, montado em uma cápsula semelhante a um cartucho de espingarda. No mais, a sintonia e a regeneração são controladas por dois variômetros. Feitas as substituições dos componentes mais frágeis (capacitores e resistor), basta ligar a uma boa antena e a um bom ponto de terra através de um condutor isolado.

Deixe um comentário