Indutores de FI eram projetados para funcionamento com valores mínimos e máximos de capacitância associada: caso as alterações na fiação da montagem e na capacitância das válvulas sejam significativas, por exemplo, a ressonância central pode não ser a visada. Trocas de válvulas nas etapas de FI ou RF podem introduzir modificações no funcionamento do receptor. Algumas válvulas novas na etapa de FI, embora do mesmo tipo, podem alterar a calibração original, em especial se o procedimento não foi executado de forma correta anteriormente.
Figuras 3 e 4. Ferramentas adequadas são indispensáveis. À esquerda, chaves usadas na calibração de parafusos de ajuste, com fenda, de transformadores de FI. Chaves de fenda comuns danificam os núcleos e os parafusos de sintonia das bobinas, além de introduzirem alterações durante os ajustes. À direita, chaves de calibração, não metálicas, juntamente com as recomendações da Philips, já em 1941, sobre como evitar danos nos núcleos de ferroxcube, um problema recorrente.
O sintoma clássico da necessidade de recalibração da etapa de FI é quando o receptor apresenta perda de sensibilidade e seletividade. Como ressaltamos várias vezes em ANTENNA, a etapa de FI é a grande responsável pelo ganho/desempenho dos circuitos super-heteródinos.
Baixa qualidade do sinal de áudio, distorção, apitos/silvos heterodínicos, “buracos” na sintonia, baixo rendimento ─ todos podem indicar desajuste na calibração, principalmente se o receptor mostrar sinais de ter sido “mexido”. O reparador, contudo, deve certificar-se primeiramente de que não há outros defeitos no equipamento: o problema pode não ser de “falta de calibração”, mas de falha em outros pontos do circuito. Válvulas defeituosas, capacitores com fugas, resistores com valores alterados causam sintomas nos receptores parecidos aos de “falta de calibração”.
Muita gente desinformada advoga, na internet, que os receptores precisam ser realinhados sempre, depois de certo tempo, “por causa da idade”. O problema é o “sempre”. Como já mencionado, “antiguidade” do equipamento poucas vezes é o principal motivo causador do problema a exigir uma recalibração do aparelho.