A Resposta de Frequência e as Formas de Onda

Figura 1 – Estas formas de onda mostram como uma deficiência na resposta de frequências altas afeta as ondas quadradas. As orlas anterior e posterior de algumas das ondas foram desenhadas, pois o feixe eletrônico do osciloscópio era tão rápido que estas linhas verticais não apareciam nas fotos sem retoque. (A) Diagrama esquemático do filtro RC passa-baixas empregado na introdução de atenuação de frequências altas da forma de onda ilustrada. O valor de C1 foi mudado para cada forma de onda. (B) Onda quadrada de 1kHz: Cl = 0. Veja os cantos agudos. (C) O valor de C1 era de 100pF, tendo causado um leve arredondamento dos cantos superior esquerdo e inferior direito da forma de onda. A resposta era de —1 dB no 20° harmônico (o equivalente em vídeo é 315 kHz), e —12dB no 200° harmônico (o equivalente em vídeo é 3,15 kHz). (D) C1 era de 500pF. O arredondamento dos dois cantos é bem perceptível. A resposta era de —6dB no 20° harmônico (315kHz), e —25dB, no 200° harmônico (3,15MHz). (E) C1 era de 0,001µF. As orlas da forma de onda não são mais retas. A resposta era de —11 dB no 20° harmônico (315kHz) e —30dB no 200° harmônico (3,15kHz). (F) Cl era de 0,0025µF. A forma de onda começa a parecer uma dente-de-serra. A resposta era de —1 dB à frequência fundamental (frequência de repetição), —19dB, no 20° harmônico (315 kHz), e —38 dB no 200° harmônico (3,15MHz). (G) C1 era de 0,005µF. A forma de onda não mais parecia ter sido originada de uma onda quadrada. A resposta era de —3dB à frequência de repetição, —25dB no 20° harmônico (315kHz), e —46dB no 200° harmônico (3,15kHz). (H) C1 era de 0,1nF. A forma de onda é um triângulo quase perfeito. A resposta era de —26dB à frequência fundamental (frequência de repetição), continuando a cair, com o crescimento da frequência à razão de 6dB/oitava.

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