A nossa versão do transformador isolador com transformador toroidal!

Há muito tempo vínhamos sonhando com um transformador isolador de tensão, que, segundo as informações técnicas, teria muitas vantagens, entre elas isolar galvanicamente os aparelhos da rede e evitar coisas tais como choques elétricos e danos devidos a problemas na rede elétrica.

Encontramos um destes, de uma marca que não vamos nem citar, pois foi fornecido para uma instituição governamental. Novo, na caixa, ficamos entusiasmados com o tal aparelho pois tratava-se de um transformador isolador de tensão.

Ao liga-lo na tomada, em poucos minutos, percebemos um indesejável aquecimento que foi aumentando com o passar das horas, mesmo não havendo nenhum aparelho ligado a ele. O transformador, apesar de pesar alguns quilos, é do tipo comum, com núcleo de chapas EI.

Perguntando nas listas de discussão sobre temas eletrônicos, foi nos informado que é comum aquecimento, mas sem exageros, a não ser que o aparelho tivesse uma má qualidade no material utilizado ou fosse mal dimensionado.

Pois bem, encomendamos um transformador toroidal isolador de tensão da Toroid do Brasil Indústria e Comércio de Transformadores Ltda, de São José dos Pinhais, Paraná. Neste caso, pensando em nossos aparelhos valvulados, muito ‘nervosos’ com os 127 da rede local, encomendamos um que nos fornecesse exatos 117 volts na saída e potência para aguentar uns 500 watts de potência. A ideia seria usar esse aparelho para alimentar nosso velho Drake TR4 e um Eudgert Ouro C.

Os resultados foram animadores: não dá choque na lataria dos equipamentos, não existem zumbidos e, melhor ainda, o transformador toroidal não esquenta, mesmo ligado por horas e com carga. Por um descuido, deixamos ele conectado na tomada por uma noite toda e não esquentou absolutamente nada!

Nas próximas páginas as fotos do transformador isolador de tensão que construímos. Vejam que não usamos refinamentos em nossa montagem, como protetores de sobretensão. Apenas os fusíveis é que instalamos na caixa, embora houvesse espaço para circuitos protetores, como varistores etc.

*A cargo de Ademir – PT9-HP

Deixe um comentário