A aventura do desenvolvimento e obtenção do LED azul, e mesmo dos outros dispositivos emissores de luz de estado sólido é uma prova de que evoluções, e revoluções, na humanidade, ocorrem, muitas vezes, para a solução de problemas práticos, não necessariamente nos bancos de universidades ou nos centros de pesquisas.
Este artigo foi baseado em um vídeo, muito interessante, e que vale a pena assistir, da Veritasium. Nele, há mais detalhes técnicos e históricos das dificuldades enfrentadas por Nakamura, desde o descrédito dos seus pares, por ser pesquisador sem doutorado (que ele obteve, posteriormente, por seus trabalhos na obtenção do LED azul), até as inúmeras explosões em seu laboratório, pela manipulação dos componentes químicos em sua pesquisa.
O vídeo, com tradução, está em: https://www.youtube.com/watch?v=A4c9KrvPV3E

Walter T. Matzen (em pé) e Bob Biard trabalhando em amplificadores paramétricos, o que ajudou a lançar as bases para o LED. Mais tarde, Gary Pittman e o Sr. Biard trabalharam em diodos do tipo varactor, o que levou ao LED, como o conhecemos. 1958 (edisontechcenter.org)
Referências:
https://edisontechcenter.org/LED.html
https://ece.illinois.edu/newsroom/51161
https://www.bbc.co.uk/news/technology-19886534
https://www.industrialalchemy.org/articleview.php?item=529
https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2014/nakamura/biographical
https://assets.cambridge.org/97805218/23302/excerpt/9780521823302_excerpt.pdf
https://www.simplyled.co.uk/blog/a-brief-history-of-the-light-emitting-diode-led