No artigo original trata-se de uma unidade com dois secundários, o principal de 35VCA com 4A de capacidade, e um auxiliar de 14VCA com 100mA de capacidade. Se o leitor quiser montar uma fonte de 30VDC com 3A máximos, essa é a especificação dele.
Em nosso caso, queremos chegar a 50VDC na saída, com 5A, assim, o recomendável é uma unidade de 48VCA com 6A, ou mais, de capacidade e um secundário de 14VCA com 500mA de capacidade, para alimentação das ventoinhas e medidores, também.
Essa configuração não é comercial, e assim, deve ser encomendada. Não é barata, mas não mata ninguém, e o hobista pode ele mesmo enrolar o transformador. Outra opção seria comprar unidades comerciais de 45VCA a 50VCA e um pequeno transformador de 15V, para uso conjunto. Pode ficar mais em conta.
A fonte deste artigo é dupla, então encomendei um único transformador com quatro secundários, o que facilita a montagem.
O transformador principal tem a configuração ao lado. Uma chave (CH1), deve ser utilizada para energizar a fonte. Um fusível de proteção (F1) é obrigatório. Se for usado um transformador para duas fontes, o número de enrolamentos secundários deve ser dobrado.
O dissipador dos transistores de passagem é comercial, e suas dimensões se casam com a placa impressa principal da fonte. Os transistores de passagem, Q5, Q6 e Q8, podem ser soldados diretamente na placa, caso seja utilizado outro tipo de dissipador.
O modelo utilizado foi o abaixo: