A ponte retificadora e os capacitores de filtro foram acomodados em outra placa, junto com um fonte estabilizada de 12V para a alimentação dos medidores digitais de corrente e de tensão. O esquema é o abaixo:
D3 pode ser qualquer ponte retificadora de 10A ou mais por, no mínimo 200V. No nosso caso, utilizamos uma GBJ1510 que estava sobrando em nossa sucata. Esta ponte deve ser colocada em um bom dissipador de calor. O LM7812 deverá alimentar os medidores de corrente e de tensão, bem como as ventoinhas de ventilação dos transistores de passagem, que serão citadas adiante.
Face do cobre da placa da ponte retificadora e da fonte de 12V (A x L: 100mm x 50mm)
Face dos componentes da placa da ponte retificadora e da fonte de 12V
O LM7812 deverá ser provido de um pequeno dissipador de alumínio em forma de U. Seu tamanho não é crítico. Existem diversos modelos comerciais que servirão bem.
C3 e C4 são fundamentais para o bom funcionamento da fonte. No comércio existem unidades de 105oC e de 85oC de temperatura máxima de operação. Para fontes alta potência, o ideal é utilizar as primeiras. Não economize aqui. Capacitores desse tipo não são muito caros, mas desconfie de valores muito abaixo da média de sua pesquisa.
Chegamos agora no componente mais caro da Fontona, e dele dependerá, em grande parte, seu desempenho e seus valores máximos de operação. Trata-se do (ou dos) transformador(es) de força.