A Fontona

Praticamente todas as fontes lineares com essa capacidade custam acima de 1500 Reais, no Mercado Livre! Pensei, então: será que é possível construir-se uma fonte para tensões mais elevadas com preço razoável?

Dessa pergunta nasceu a “Fontona”, uma fonte estabilizada e protegida para tensões superiores a 35V e com capacidade de fornecer 5A, ou mais, para as cargas. Procurei também fazer chassis e acabamento decentes, que não envergonhassem os demais equipamentos da bancada de testes.

E, como queremos que o projeto seja facilmente reproduzido pelos hobistas e técnicos de manutenção, é imperativo que seus componentes sejam de fácil acesso no comércio. De nada adianta termos 0,0001% de regulação e ripple obtidos às custas de componentes que custem muito e que tenham que ser importados.

Para isso, abandonamos o uso de reguladores integrados, tais como o LM338 e LM723; são limitados na tensão de entrada máxima. Poderíamos ter utilizado o L146, da SGS, que permite tensões maiores, mas não está disponível de forma fácil e barata. Optamos, assim, por utilizar componentes discretos, que podem ser encontrados no comércio local ou na Internet.

O circuito básico utilizado já foi publicado antes em Eletrônica Popular de março/abril de 1976 (Fonte de Alimentação de 0-30V, 3A – tradução de Le Haut Parleur, no 1433). Houve uma republicação em setembro/outubro de 1977, também em Eletrônica Popular, com algumas mudanças em relação ao circuito original. Como ele é discreto, é mais simples adaptá-lo para tensões e correntes maiores, como no caso da Fontona.

O circuito acima é o original, sobre o qual fizemos algumas modificações para trabalho com tensões e correntes maiores.

Deixe um comentário