
Em receptores super-heteródinos valvulados, o estágio de maior ganho é o de frequência intermediária, FI. A etapa de FI é fundamental para o bom desempenho dos receptores. Bons transformadores de FI podem tornar melhor um bom receptor. Transformadores de FI mal projetados ou mal fabricados podem arruinar completamente o bom rendimento que um receptor poderia ter. Conheça, nesta edição de Dicas e Diagramas, algumas características e curiosidades sobre o funcionamento, construção e conserto dos transformadores de frequência intermediária.
No projeto de circuitos super-heteródinos, o sinal recebido é misturado com o do gerado pelo oscilador local, resultando em um sinal de frequência intermediária, FI, constante, independentemente da estação sintonizada.

Figura 1: Transformadores de FI de rádios valvulados: existiram em vários formatos, tamanhos e desempenhos. Os dois transformadores miniatura, no centro da foto, são de FIs de aparelhos portáteis transistorizados e foram incluídos na fotografia para comparação de tamanhos.
*Dante Efrom, PY3ET – Antennófilo desde 1954.