Paulo Brites*
Este artigo foi publicado originalmente em 08/05/2015 no meu site www.paulobrites.com.br e sugeri ao editor da “nova” Antenna, que talvez valesse a pena publicá-lo na edição “on-line” da revista.
A ideia foi aceita e aqui está ele, para quem ainda tem dúvidas sobre o assunto.
Já vi muita gente queimando transformadores por não saber alguns conceitos básicos, que levam o incauto a fazer a ligação dos fios do primário de qualquer maneira, e, em geral, como “manda” a Lei de Murphy, de forma errada.
Felizmente, para quem não sabe como ligar corretamente um transformador, a maioria dos que são vendidos hoje no comércio não traz mais este problema porque só têm três fios no primário, o que simplifica muito.
Entretanto, transformadores mais antigos costumam ter quatro fios (ou cinco) no primário, de forma que se possa ligar os enrolamentos em série para permitir a entrada de 220V ou em paralelo para 110V, ou, mais corretamente, 127V.
No caso dos transformadores de quatro fios a ligação série ou paralelo tem alguns “segredos” e é sobre eles que tratarei neste artigo.
Ligando um transformador com primário de três fios
Quando o transformador tem um primário com três fios, como mostrado na figura 1, mesmo que não tenhamos a identificação dos fios é fácil descobrir com o auxílio de um ohmímetro como veremos a seguir.
*Técnico em Eletrônica