Um Filtro de Ponderação “Curva-A” Para a Bancada do Experimentador

Utilizando componentes comuns, este filtro auxiliará o amador nas medições da Relação Sinal/Ruído das suas montagens de áudio.

F. M. Timi*

Por mais polêmica e causadora de controvérsias que seja a utilização da curva de ponderação “A”, em especial na medição do ruído ambiental, não devemos negar o fato de muitos fabricantes a utilizarem na medição da “Relação Sinal/Ruído” de seus aparelhos.

Se o leitor desejar comparar as características desses aparelhos com as das suas montagens de áudio, precisará utilizar uma metodologia similar àquela adotada por esses fabricantes.

É aqui que entra o presente filtro de ponderação, o qual ao ser intercalado entre a saída do aparelho em teste e o milivoltímetro, permitirá uma indicação aproximada do ruído na faixa de 20 Hz a 20 kHz, com ou sem a “Curva-A” – sendo essa opção selecionada por meio de uma chave.

A “Curva-A” é obtida com um filtro passa-faixa ao qual podemos adicionar outros para limitar a resposta entre 20 Hz e 20 kHz.

A presença dos filtros adicionais acrescenta, naturalmente, uma atenuação de 3 dB nos extremos da “Curva-A”. Porém, tal característica não invalida a medição.

O filtro adicional passa-altas facilita a leitura, em parte, por manter mais estável o ponteiro do milivoltímetro e, o filtro passa-baixas atenua, mais fortemente, os sinais ultrassônicos.

*Projetista

Deixe um comentário