Parte I
Álvaro Neiva*
Na primeira revista Antenna que comprei, em 1969, tinha um interessante artigo sobre a correção de audibilidade, aquilo que o controle de “Loudness”, presente nos equipamentos de áudio chamados de Hi-Fi na época, tentava fazer.
A razão da existência desses controles é a característica de percepção da sensação sonora, em função da pressão sonora, que nossos ouvidos têm.
Essa característica foi descoberta quando se estudava o nosso sistema auditivo para determinar as necessidades de desempenho do sistema telefônico, no início do século XX, nos laboratórios Bell.
Dois cientistas, Fletcher e Munson, em 1933, pesquisavam a resposta do sistema auditivo a sons de diferentes frequências, com sensação de mesmo volume. Foi descoberto então, que sons de baixa frequência (graves) e de muito alta frequência (agudos) precisavam de muito mais pressão sonora que sons de médias frequências para gerar a mesma sensação.
Os resultados dessas experiencias são mostrados pelas curvas “iso-audíveis” (equal loudness contours).
Nelas, o nível em dB de pressão sonora a 1kHz serve de referência para uma unidade de sensação sonora, o phon, as curvas indicando o nível em dB para a mesma sensação de “volume” para outras frequências.
Essas experiências pioneiras foram revisadas na década de 50 por Robson e Dadson e posteriormente atualizadas e transformadas em padrão ISO, o ISO 226, cuja última versão data de 2003 (Fig.1).
*Engenheiro Eletricista
Um artigo muito bem apresentado pela revista, apesar da implementação dos processadores digitais de áudio. O efeito loudness, é um circuito presente em inúmeros amplificadores.
Excelente iniciativa de popularizar artigos da revista
Antena.