O SEGUIDOR DE EMISSOR

Eletrônica I

Projetando um Estágio Seguidor de Emissor (Transistor Bipolar de Junção em Coletor Comum)

Por Álvaro Neiva*

Amplificadores para sinais de áudio funcionam, em sua imensa maioria, como amplificadores de tensão, ou seja, têm alta impedância de entrada e baixa impedância de saída.

Mas quanto?

Para a impedância de entrada, sempre 5 ou 10 vezes maior que a impedância de saída da fonte de sinal. Então:

  1. Para pré-amplificadores de microfone, entre 1kΩ e 10kΩ;
  2. Para pré-amplificadores de cápsulas fonocaptoras para discos de vinil, do tipo MC (Moving Coil, Bobina Móvel), entre 50Ω e 1kΩ;
  3. Para pré-amplificadores de cápsulas fonocaptoras para discos de vinil, do tipo MM (Moving Magnet, Íman Móvel), 47kΩ;
  4. Entradas para sinais em nível de linha (0,1Vrms a 10Vrms), pós preamplificação: 5kΩ a 50kΩ, tipicamente, para amplificadores transistorizados e 50kΩ a 500kΩ, tipicamente, para equipamentos valvulados.

Para impedâncias de saída de equipamentos, os valores costumam ficar abaixo de 1kΩ, tipicamente de 50Ω a 500Ω. Alguns circuitos transistorizados ou valvulados pré 1980 podem ter impedâncias de saída na faixa de 5kΩ até uns 25kΩ.

Como sinais de áudio ocupam uma faixa de frequências baixas (20Hz a 20kHz), com comprimentos de onda muito maiores que qualquer cabo de uso prático; como filtros LC projetados para funcionar com fontes de sinal casadas com a impedância de sua carga, ou estágio amplificador seguinte, já caíram em desuso a muito tempo. Não se usa casamento de impedância, no seu sentido eletrônico, na imensa maioria dos circuitos de áudio.

O que se busca é a Máxima Transferência de Tensão e não a Máxima Transferência de Potência, inclusive porque essa última é inimiga da máxima eficiência, que só ocorre quando a impedância interna da fonte é zero e a Máxima Potência transferida à carga corresponde à Máxima Tensão disponível.

*Engenheiro Eletricista

2 comentários sobre “O SEGUIDOR DE EMISSOR”

  1. josue lovato paz27 de julho de 2020 às 12:37 AMResponder

    show de bola!!

  2. Alvaro Neiva31 de julho de 2020 às 11:49 AMResponder

    Obrigado Josué!

Deixe um comentário