Análise do Amplificador Tarkus TP2170

Marcelo Yared*

Pessoal, neste mês teremos a análise do amplificador de potência TP2170, fabricado pela Tarkus Eletrônica, fundada em 1978.

A empresa tinha em sua linha comercial este amplificador, em duas versões, um pré, misturadores, equalizadores e um medidor de nível de áudio.

A divulgação da época prometia componentes de alta-fidelidade em um conjunto de estética limpa e oferecido em alumínio escovado ou anodizado, em cinza escuro, muito bonito. O amplificador se destaca pelo porte, com boa altura. As avaliações técnicas da época nos mostram que a empresa tinha capacidade para produzir bons equipamentos, e este amplificador não fugiu à regra. A empresa enxergava de forma inteligente as necessidades de mercado. Como exemplo, podemos citar o equalizador TE-205, cujas dimensões físicas e acabamento combinavam perfeitamente com o micro system Aiko 3000, que fez muito sucesso no mercado nacional, mas não tinha um equalizador. Também adquiriu os direitos de fabricação dos excelentes misturadores AP-1 e AP-2 da Spectro, sucessos entre o pessoal de sonorização à época. Em Antenna de janeiro de 1984 isso foi anunciado como se os equipamentos fossem da Embrasom (Tonos), mas me parece ter sido engano.

No sítio Audiorama.com.br consta que o engenheiro responsável pelos projetos da Tarkus seria Edson Fabbri Paiva.

Painel Traseiro do Tarkus TP2170

* Engenheiro Eletricista

4 comentários sobre “Análise do Amplificador Tarkus TP2170”

  1. Fábio T. Pedroso15 de fevereiro de 2021 às 2:41 PMResponder

    Boa surpresa foi constatar resultados melhores do que os do fabricante. Será que os novos capacitores na fonte e demais estágios seriam os responsáveis pela melhora? Para os padrões nacionais da época esse amplificador tem um layout de montagem dos melhores!

    1. Antenna15 de fevereiro de 2021 às 4:37 PMResponder

      Na análise do Model 246, cito o ajuste da corrente de repouso de acordo com o Critério de Oliver. Esse valor é, em tese, o que oferece a menor distorção de transição para um amplificador em classe B como esse Tarkus e demais amplificadores do tipo. isso, juntamente com um bom projeto técnico, leiaute adequado e bons componentes leva a bons valores de distorção, relação sinal ruído etc. Abraço,

  2. francisco martins de oliveira5 de julho de 2023 às 1:36 AMResponder

    olá o tarkus é um bom aparelho gostaria do esquema deste . tc 2150…

  3. Willian30 de abril de 2024 às 1:25 PMResponder

    ja procurei também e acho que só na oorta da esperança

Deixe um comentário