Os “Kits”

Como já comentamos em artigo anterior, nos Estados Unidos do pós Segunda Guerra Mundial tornou-se uma verdadeira febre o “faça você mesmo” (DIY – “Do It Yourself”), fazendo surgir a moda dos “Kits”, pois, com o retorno das atividades normais, houve mais tempo disponível para o lazer, despertando o interesse de determinados fabricantes, que se aproveitaram da grande quantidade de componentes eletrônicos, vendidos a baixo custo como excedentes de guerra, para lançarem no mercado conjuntos de peças para a montagem de equipamentos, conhecidos por “Kit”.

Importante lembrar que a finalidade do produto era proporcionar a distração e o lazer, o que, em alguns casos, criava algumas distorções, como o custo de um “kit’ ser maior do que o do mesmo produto já pronto, comercializado em uma loja.

Uma primeira tentativa de produzir “Kits” no Brasil foi o lançamento da “Montagem do mês” da revista Antenna, que, devido a falta de componentes no mercado e ao custo elevado do produto final, acabou por se tornar inviável.

No entanto, nos Estados Unidos, empresas como Allied, Lafayette e Heathkit prosperavam, oferecendo produtos de qualidade, cada vez mais sofisticados, atingindo um mercado bastante diversificado, que abrangia desde equipamentos de Alta Fidelidade e de laboratório até utilidades domésticas.

FIG. 1 – Um “Heathkit” com mais de 40 anos de uso… ainda na ativa!

* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica

Deixe um comentário