
Esta é uma dúvida que os iniciantes em Eletrônica (será que são só eles mesmo?) costumam ter quando vão medir tensões contínuas num circuito, principalmente aqueles que já andaram assistindo algumas aulinhas por aí e que onde pode ter sido dito que é: – “sempre no terra”.
Nas minhas aulas do Curso de Eletrônica Básica on line esta é uma dúvida recorrente e que me fez até gravar uma aula especial sobre o assunto para dirimir todas as dúvidas.
Antes de tentar esclarecer definitivamente as confusões sobre medições de tensões em circuitos eletrônicos, vale lembrar que o “terra” neste caso, também chamado de “ground” (GND), não tem nada a ver com o conceito de “fio terra” da rede elétrica. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
Em circuitos eletrônicos o que, geralmente, se considera como ground, é o terminal negativo da fonte de alimentação o qual é comum a todo o circuito e é representado pelas simbologias que vemos na fig. 1.

Fig. 1 – Simbologias de aterramento segundo a IEC-60417
O primeiro símbolo, denominado Earth Ground, que é mais comum vermos nos esquemas, é na verdade um dispositivo de segurança (fio verde ou verde/amarelo) e não deve ser confundido com o neutro (fio azul) e JAMAIS deverão ser interligados.
As correntes que não seguirem seu fluxo normal deverão ser encaminhadas ao Earth Ground por um caminho alternativo. Capacitores, por exemplo. Não deve fluir corrente por este fio pois, como foi dito, trata-se de um dispositivo de segurança para o usuário.
*Professor de Matemática e Técnico em Eletrônica