
Marcelo Yared*
Este é o primeiro equipamento da Sony analisado em Antenna “on-line”.
Sabemos que a Sony teve, durante muito tempo, linhas de equipamentos de alta-fidelidade, com fabricação nacional.
A linha de produtos de áudio da empresa, entretanto, era bem mais ampla, e alcançava áudio profissional também.
Aqui, cabe uma observação: a palavra “profissional” no mercado de áudio brasileiro foi, nas décadas de 1970 e 1980, tratada de uma maneira não muito “séria”, por assim dizer; muitos equipamentos residenciais eram rotulados como “profissionais”, sem ter qualidades e características que os enquadrasse nesta categoria. Era muito mais estratégia de marquetingue.
Então, vamos ao amplificador de potência UM-A051, produto fabricado no Japão, rotulado pela Sony como sendo profissional.
Sabemos também que a Sony, como os demais fabricantes japoneses grandes, leva muito a sério o que divulga, então, este equipamento deve ter características que o enquadrem numa categoria de produtos mais robustos e de qualidade superior.
Inicialmente, ficamos espantados com sua altura: em torno de 45 mm. Para um equipamento daquela época, é o mais baixo que conhecemos. Praticamente uma régua.
Podemos também observar a simplicidade aparente do painel frontal do amplificador: uma chave de força, com seu led correspondente, um controle de nível de entrada para cada canal, com seus leds de “clipping” ou limitação, e só. E não é necessário mais nada, na opinião deste articulista. Dimensões de padrão rack e excelente acabamento, com o uso de parafusos de alta qualidade de usinagem, sem rebarbas ou falhas de acabamento. Muito bom.
*Engenheiro eletricista