No mundo das Válvulas – 2

Prosseguindo a nossa jornada pelo mundo termiônico, comentaremos nesta edição a polarização de catodo e como esta atua no funcionamento da grade de controle. Analisaremos também as válvulas de “mu variável” ─ ou “supercontrol”, como eram chamadas nos velhos tempos. ─ (Imagem figurativa: Bing Creator).

A polarização de catodo. Como sabem os reparadores veteranos, problemas na polarização de catodo de válvulas trabalhando como amplificadoras podem ser “manhosos”. Um resistor, geralmente em paralelo com um capacitor de desacoplamento, no catodo, constituía o sistema de polarização de grade mais comum nos receptores. O resistor de catodo determina o potencial de grade, ou seja, torna a grade negativa em relação ao catodo.

Os principiantes não se dão conta que o resistor de polarização de catodo serve para polarizar a grade. Quando a válvula trabalha como amplificadora, busca-se quase sempre que a sua grade de controle se torne negativa em relação ao catodo. Caso a grade se torne positiva, atrairá os elétrons para si, formando uma corrente de grade indesejada que consumirá potência do circuito.

*Antennófilo desde 1954

Deixe um comentário