Jaime Gonçalves de Moraes Filho*
Lembranças
Apesar de ter tido contatos com a eletrônica e com a eletricidade desde o final da década de 1940, quando meu pai começou a dedicar parte de seu tempo para reparar radiorreceptores, foi somente em fevereiro de 1958 que tudo começou.
No mesmo dia em que saíram os resultados das provas em Segunda época (novas provas, escrita e oral, para os alunos que tivessem sido reprovados em até duas matérias. No meu caso, Matemática e Francês) fui correndo para a Biblioteca do Colégio Mendes de Moraes, a fim de aproveitar as duas semanas que ainda restavam das férias, para ler um livro que havia despertado a minha curiosidade: “A Eletricidade ao alcance de todos”, de Lunt & Wyman, conhecido por alguns colegas de turma como “O livro que ensina a fazer motores elétricos e rádios”.
Após as formalidades para o empréstimo, a responsável pela Biblioteca (que contava com cerca de 4.000 volumes), a Prof. Maria Amélia dos Santos Penna(!) me disse:
– “Naquela estante tem algumas revistas que foram doadas para a escola. Talvez você encontre algo interessante para complementar a leitura do livro”.
Ao acessar a estante indicada, deparei com vários exemplares de Antenna. Curioso, perguntei quem havia feito tal doação, e a resposta foi mais ou menos esta:
– Meu marido é radioamador e colecionava as revistas, porém com a falta de espaço resolvemos deixa-las aqui na biblioteca do Colégio, onde os interessados podem ler os exemplares à vontade.
– Um radioamador? Uau!… Na sua casa tem um transmissor?
– Claro! O prefixo dele é PY1FX: Affonso Augusto Moreira Penna. E eu também tenho meu prefixo de radioamadora: PY2KQ.
Talvez ante o meu espanto, veio o convite:
“Por que você e seu amigo Cláudio, que também anda às voltas com a eletricidade, não vão até a nossa casa no sábado para conhecer a estação de PY1FX? É só pegar o bonde e saltar no ponto da Escola Cuba!
* Professor de Física e Engenheiro de Eletrônica